Pular para o conteúdo principal

A fome é psicológica!


Sim, digo isso baseada em meus ensinamentos histológicos. O que ocorre é o seguinte:
Se você tem uma alimentação regular com horários marcados e por acaso não der para comer em determinado período do dia NÃO SE PREOCUPE.
Quando chegar a hora de tal ingestão vai acontecer o que? O cérebro vai liberar hormônios que definem a fome. Se você não se alimentar exatamente naquela hora, depois de um tempinho - cerca de quinze minutos ou meia hora - a fome retornará. Se você continuar sem comer nada naquela tempo, o horário de alimentação x vai passar.
Até o próximo tempo de ingestão não sentirá fome porque, hm, tecnicamente, não está na sua carga horária se alimentar durante esse período (extra). E isso se repetirá em tooooodas as vezes que tiver de comer.
Sucintamente:
Vamos pegar o café da manhã como exemplo:
O regular seria: uma porção de leite ou derivados, uma porção de fruta e uma porção de cereais, todas elas às 6h da manhã.
Caso não coma no café da manhã OU não coma as três porções citadas acima não se preocupe e, o mais importante, não acrescente nada na próxima vez que for comer.
O cérebro libera grelina, que vai dizer "coma", e durante esse período de 6h às 7h da manhã a leptina (hormônio que diz "não coma, você está satisfeita") e a peptida yy (que tem basicamente a mesma função da leptina) serão liberada aos poucos até passar a fome.
Depois das 7h não coma nada, porque não há necessidade e por exemplo, às 9h, no lanche da meia manhã, coma. Se não comer, não acrescente porções ao almoço, e assim sucessivamente.
E quando for comer, coma devagar para gastar mais o tempo (das 6h às 7h, lembra?) devido a cada refeição.

O básico é: a fome é uma sensação ativada pelo cérebro e tecido adiposo que se não for saciada irá passar.

Obs.: o ideal para o almoço é no prato 50% de salada, 25% de arroz e feijão e os 25% restantes de carne.
Segunda observação: tudo o que disse acima pode ser alterado desde que tenham fundamentos, caso contrário, foi o que aprendi nas aulas teóricas de histologia.
Terceira observação: não pense numa dieta substituindo no almoço um pedaço de bife por três laranjas: a quantidade de carboidratos nas três laranjas pode ultrapassar a do bife. Lembre-se disso se for fazer uma daquelas dietas mirabolantes que reduzem o peso ganhado durante meses em apenas uma semana. 

Comentários

Índia disse…
Gabi, que curso você está fazendo? Nutrição? Sucesso! Adorei a abordagem inteligível e o tema útil e tão popular e controverso.
Estou fazendo medicina, mas neste período estudei o tecido adiposo. Como havia muito falando sobre a fome ser psicológica, resolvi fazer um post relacionado à minha teoria comprovada por alguém décadas atrás (talvez até mesmo Leonardo da Vinci).

Postagens mais visitadas deste blog

:)

sobre leitura

Minha mãe é professora, e meu pai era policial. Ambos valorizavam muito a educação como forma de vencer na vida, a exemplo da história deles. Certa vez, buscando incentivar a leitura em nós (Barb e eu), pra que isso levasse ao gosto pelo estudo, papai nos levou à Biblioteca Monteiro Lobato e deixou que cada uma escolhesse um livro pra levar pra casa. Obviamente eu escolhi gibi da Mônica, porque eram inacessíveis pro nosso contexto econômico. Papai deixou. Porém, na próxima vez que nos levou lá, fui seca nos gibis novamente. Ele disse que eu poderia ler um pouco lá na biblioteca mesmo, mas que para levar pra casa eu deveria escolher algo diferente. Então, comecei a passear pelas prateleiras, analisando tudo o que tinha ao meu alcance, até encontrar um livro perfeito pra ler naquela semana. Fiquei namorando um livro enorme e cheio de fotos de Shakespeare, mas como ele tinha um número considerável de páginas (informação importante pra Gabi criança) eu pensava nele como uma meta - quando e...

É assim

Meninas olham todos os aspectos de um menino, mas o que notam/desejam primeiro sãos os olhos, a feição. Porque é isso que importa: o que ele tem a oferecer a você. O corpo e afins são só o ônus disso tudo.